Afinal de contas, o que é TALENTO?

Afinal de contas, o que é TALENTO?

Recentemente fiquei muito honrado com um convite para uma palestra sobre "Expectativas de Talentos". A princípio seria uma palestra simples, iria me basear na minha vivência profissional para motivar e engajar os colaboradores.

Porém já no primeiro slide do powerpoint, travei....

Como definir "talento"? O que é "talento"?

Todos os dias uso a palavra talento em português ou em inglês: talent pipeline, talent framework, desenvolvimento de talentos, retenção de talentos, recrutamento de talentos, como extrair o máximo dos nossos talentos, etc. Mas, apesar de usar "talento" com toda essa frequência, não conseguia traduzi-la de uma forma simples.

Recorri ao Google. Olhei vários sites, depois olhei o dicionário, o Wikipedia e fui até ao ChatGPT.... Li e reli várias definições, mas nada me agradava. Me levantei da cadeira, respirei fundo e fiquei olhando minha estante de livros. Mas nada.

Só me restava refletir no que aprendi ao longo dos anos e comparar com exemplos simples do cotidiano. Gosto de música, mas não tenho talento para cantar ou dançar. Gosto de cozinhar, estudo sobre o assunto, mas não sou um Masterchef. Gosto de exercícios físico, tenho uma boa habilidade motora, mas longe de ser um expoente do esporte.

Talvez, a definição de talento não esteja apenas em uma única palavra, mas em uma combinação de fatores:

Para se ter talento é necessário termos COMPETÊNCIAS: competências são conhecimentos que aprendemos ao longo do tempo. Aprendemos a ler e escrever, aprendemos sobre história, geografia e ciências. Aprendemos na escola, na faculdade, aprendemos sozinhos ou aprendemos no nosso trabalho. Ou seja, COMPETÊNCIAS são os conhecimentos que aprendemos, tanto empírico como cientificamente.

Para se ter talento, também é necessário termos HABILIDADES: habilidade é o saber fazer. Algumas pessoas parecem já nascer com algumas habilidades como sociais, motoras ou musicais. Porém essas habilidades só se destacam quando são desenvolvidas ao longo do tempo. Conforme treinamos, praticamos, ensaiamos; melhoramos nossas habilidades de executar as tarefas. Assim, as HABILIDADES são desenvolvidas.

E existe uma inter-relação entre competências e habilidades. Pois apreendemos e nos desenvolvemos ao longo do tempo. Quanto mais estudamos e treinamos algo, melhores serão nossos resultados. As vezes começamos treinando algo e procuramos a técnica para nos desenvolver melhor. Outras vezes, começamos com a técnica e buscamos os treinamentos para nos desenvolver com mais eficácia.

Mas, ainda falta algo para definirmos o talento. Falta um comportamento que somado as nossas competências e habilidades melhora exponencialmente o nosso resultado. Estamos falando de ATITUDE. Enquanto as palavras anteriores estão no plural, pois referem-se a um conjunto de conhecimentos e habilidades, a atitude está no singular, pois é algo binário, que temos ou não temos. A atitude depende apenas de nós mesmo, como iremos nos comportar diante de um desafio, de uma mudança ou de uma transformação. Atitude é querer fazer, querer aprender, querer questionar e querer transformar.

Assim, TALENTO é a intersecção desses 3 fatores: atitude, conhecimentos e habilidades.

Consegui a minha definição de talento para a minha apresentação de uma forma simples, e tentei passar a todos que por mais que a nossa empresa trabalhe em prover ferramentas e investimentos para treinar, capacitar, desenvolver os colabores, os nossos TALENTOS dependem apenas de si próprio.

E você, concorda?




difícil mesmo é reter os talentos jovens hoje em dia

Marcos Gouveia

Experienced Mkt Communication Leader- Advertising, Public Relations, Events, Social Medias and MarCom strategy

9 m

Flavio, sua reflexão foi muito boa, acrescentaria apenas dedicação e comprometimento, que colaboram para a construção sólida do ”talento". Forte abraço!

Marcello Bueno

Increasing Productivity and Developing Solutions to a Smart Connected Industry

9 m

Exatamente Flávio. Procuramos nas pessoas aquilo que vemos, que são os hard skills, mas o que as diferencia são as soft skills. Ainda assim, mesmo entre pessoas com soft skills, algumas se destacam, e muitas vezes fazendo o óbvio - o óbvio que muitos não fazem. Essa é a atitude. E podemos demonstrar atitude nas coisas mais simples: retornar rápido uma ligação, nos sentirmos donos do negócio e agirmos como se realmente fôssemos, colaborar mesmo sem termos interesse direto, pelo simples fato de desejar o sucesso de outros a nossa volta. Essa atitude é o que faz alguns diferentes de outros. Concordo plenamente. Parabéns pelo tema.

Entre para ver ou adicionar um comentário