APM deve alcançar valor de USD 10,1 bilhões

APM deve alcançar valor de USD 10,1 bilhões

De acordo com o relatório mais recente da Fortune Business Insights, o valor do Asset Performance Management ficou em USD 10,19 bilhões até 2032. O relatório prevê um CAGR de 14,4%, impulsionando o mercado para uma avaliação de USD 3,07 bilhões em 2023%. Ao oferecer uma visão completa do cenário de mercado, os especialistas preveem que os principais participantes se concentrarão na incorporação de (inteligência artificial e aprendizado de máquina), acelerando a expansão em todo o Asset Performance Management global. 

Os principais impulsionadores incluem avanços tecnológicos, que aprimoram os recursos de coleta e análise de dados e a crescente demanda do consumidor por experiências personalizadas, levando as empresas a investir em insights mais profundos. Além disso, a globalização abre novos mercados e mudanças demográficas, como o envelhecimento da população e o aumento da renda da classe média, criam oportunidades diversas. Mudanças regulatórias e tendências de sustentabilidade também pressionam as empresas a se adaptarem e inovarem. Esses impulsionadores alimentam coletivamente a evolução da pesquisa do setor, permitindo que as empresas permaneçam competitivas e responsivas às dinâmicas em constante mudança do Asset Performance Management. 


Conheça o asset pro: um dashboard especialista para ativos complexos

Tenha todos os indicadores relevantes do seu ativo em uma tela de fácil visualização. Confira!


Identificação de tendência de falha apoiada por IA 

Recentemente, tivemos um caso de sucesso na identificação de folga mecânica em uma peneira vibratória após a indicação do Insights. O recurso apontou uma tendência de alta abrupta nos níveis de aceleração e telemetria, em dados que até então estavam no padrão normal. 


Dynamox esteve presente no XI Seminário Paulista 

A Dynamox participou do Seminário Paulista, um evento que proporcionou a oportunidade de participar de discussões enriquecedoras para o crescimento dos profissionais dos setores industrial, sucroenergético, agro e alimentício, visando melhorar os resultados esperados por suas empresas.    Agradecemos a todos que visitaram nosso estande e interagiram com nossos consultores, aproveitando a oportunidade para conhecer mais sobre nossas soluções! 


SVI: Vem aí o maior evento técnico da análise de vibração 

Em Setembro acontecerá o 1º Seminário Anual Vibration Institute (SVI), um evento internacional com foco na troca de conhecimento em análise de vibração.    Teremos grandes nomes do mercado de manutenção e de confiabilidade de ativos, trazendo dados, tendências e inovações tecnológicas para o setor industrial. 

 Não deixe passar a oportunidade de participar e faça sua inscrição! 


Espessadores: conheça os tipos mais comuns e principais falhas 

Estruturalmente, os espessadores tendem a não apresentar muitas falhas no tanque, rake ou tubulações. Mas, é sempre importante ficar atento a desgastes excessivos, trincas, rachaduras e vazamentos, que podem ser detectados nas rotinas de inspeção. 

Outras falhas estão relacionadas aos componentes como bombas, motores e sistemas de acionamento. Para evitá-los, é possível instalar um sistema de monitoramento de desempenho, que vai contribuir para a detecção de falhas em estágios iniciais e evitar paradas não planejadas. 

Além desses problemas, existem aqueles relacionados a efetividade da operação do espessador. Sob o aspecto da separação sólido-líquido, o projeto de implementação deve ser embasado no cálculo da área da seção de sedimentação e na altura do equipamento, obtendo-se, assim, o volume de sedimentos. Caso não seja feito o dimensionamento de maneira adequada, a eficiência da operação pode ficar aquém do esperado. 

Um fator relevante (e que pode se tornar um problema) é a configuração da velocidade do rastelo (rake). Visto que, se estiver a uma velocidade baixa, dificultará os movimentos dos braços. Agora, se estiver rápido demais produzirá turbulências e descompactação da polpa no underflow. 

Outro problema é a presença de uma maior proporção de materiais em faixas granulométricas mais finas. Isso representa uma redução na eficiência de separação e maior consumo de reagentes agregantes. Situação que causa, portanto, maior dificuldade para a operação de filtros industriais. Assim como partículas lamelares e aciculares tendem a reduzir a produtividade do filtro e cegar o meio filtrante. 

Leia mais: Espessadores: conheça os tipos mais comuns e principais falhas (dynamox.net) 


Locomotivas: entenda o funcionamento destes ativos 

Alguns modos de falhas comuns no motor de tração estão associados ao desgaste no acoplamento entre a coroa do rodeiro e o pinhão do motor, o que normalmente pode ser percebido pelo aumento de vibração.   

Por sua vez, a vibração anormal é um fator que contribui para o aparecimento de outras falhas em locomotivas. Choques e vibração de frequência elevada podem causar danos graves ao acoplamento coroa-pinhão. Desse modo, desvios na evolvente do pinhão ou da coroa causam variações na rotação das engrenagens, o que produz um aumento da carga sobre os dentes das engrenagens e no torque dos eixos da armadura e do rodeiro. Além disso, o desgaste nos mancais do eixo do rodeiro também é uma causa comum do desalinhamento entre coroa e pinhão.   

Falhas no sistema isolante dos motores de tração também figuram entre causas comuns de problemas neste componente. Problemas no isolamento podem causar degradação térmica, danos por contaminação, abrasão ou perfurações.   

Ao fazer o monitoramento contínuo de vibração e temperatura dos componentes de locomotivas, é possível identificar antecipadamente tendências nos níveis vibracionais e outros indícios de falhas. Isso permite prevenir avarias no equipamento, além de reduzir custos com manutenção corretiva. Evita, também, que a máquina fique parada por longos períodos. Acompanhar frequentemente as variáveis de performance e desempenho também melhora a eficiência do equipamento e maximiza sua vida útil. 

Leia mais: Locomotivas: entenda o funcionamento destes ativos   (dynamox.net)


Esta edição fica por aqui! Não deixe de acompanhar a Dynamox nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com a sua rede.

Até a próxima!

Dynamox

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos